quarta-feira, 7 de abril de 2021

Encontros universitários 2020

Olá, visitante! Acomode-se, pegue seu café, nescau, suquinho ou água e vem conferir as últimas notícias do projeto Bolsa Arte Moda. 

Neste post vamos falar sobre um dos nossos maiores eventos: os encontros universitários de 2020! 


Tivemos duas oficinas: uma de colagens e uma de criação de vilões. A seguir, você vai ler um resumo sobre as oficinas. Porém, se quiser saber o que rolou na íntegra; clique aqui e veja a oficina de colagens, clique aqui e veja a oficina de vilões e clique aqui para ver o banner com as ações de 2020.  


Na quinta-feira dia 11 de março ocorreu a Oficina de colagem e sua incorporação no processo criativo de concepção de coleção de moda. Ministrada pelo Artur, bolsista que atuou durante o ano passado no projeto. Então trouxemos um resumo dessa oficina maravilhosa pra vocês!


Passo 1: é a seleção de tema e imagens que formarão sua colagem. A dica foi fazer uma pasta no Pinterest e ir selecionando todas as imagens que conversem entre si e tenham a ver com o tema que você deseja para a colagem! (Artur utilizou como inspiração imagens de moléculas e figuras de biologia, mostrando que é bem abrangente, não precisa ser um tema diretamente ligado à moda)


Passo 2: Imprimir todas as imagens e ir fazendo recortes, testando as posições das imagens da folha de papel, até rasgando algumas delas para dar o encaixe desejado e ir colando! É uma parte intuitiva, exige o olhar e a criatividade. 


Passo 3: Com a colagem pronta, pode-se adicionar outros elementos desejados como pedacinhos de tecido, linhas, até pedrinhas. 


Passo 4: Desenhar um corpinho e cobri-lo com alguns recortes das imagens selecionadas, para dar a sugestões de formas que possam se transformar em peças!


Passo 5: Você pode escanear ou fotografar a sua colagem, e através de da ferramenta gratuita: Adobe Color extrair uma paleta de cores da sua colagem.


E então? Gostou? Pois calma que ainda tem mais! Na sexta-feira, 12 de março, tivemos a oficina de figurino de vilões da nossa bolsista Sophie e o passo a passo está logo abaixo:


Passo 1: Antes de começar a criar o figurino do seu vilão, é importante saber exatamente o que ele representa

(Vilões como imitações caricaturizadas do mal humano, só são reconhecíveis uma vez que os sujeitos espectadores compreendam que aquelas ações são más)

(O vilão representa aquilo que é errado, injusto, controverso)

(FARIA, 2012, p 134)


Passo 2: decidir o alinhamento, (bom, neutro, mal)


Leal e mau

Caótico e mau

Neutro e mau


Leal e bom

Caótico e bom

Neutro e bom


Leal e neutro

Caótico e neutro

Neutro e neutro


Passo 3: escolha de cores para a produção do figurino do vilão, baseado na personalidade dele, nas imagens temos um exemplo de um vilão com o alinhamento Leal e Mau, neutro e mal e caótico e mal, esse passo é bastante importante, pois é a partir dele que teremos uma noção melhor de como montar os elementos do figurino para passar a sensação de cada alinhamento.


Uma opção diferente do óbvio; Saindo dos moldes e sendo criativo: 

Personagens com figurinos totalmente diferentes de sua personalidade, aparentando ser um personagem bom, fofo e etc, quando sua verdadeira personalidade é do mal.


E aí? Inspirados? Que tal juntar os temas das oficinas e criar um fundo de colagens para receber o seu vilão? Use a criatividade, se joga! E se fizer manda pra gente, vamos adorar ver o resultado! :)


Se tiver alguma dúvida pode deixar um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível. Também pode nos contactar via DM no instagram e facebook, ou nos enviar um e-mail. Estamos abertos para esclarecer e ajudar. 


Foi um prazer te ter aqui! Ah, e se quiser saber tudo em primeira mão, acompanhe nosso Instagram: @bolsaartemoda.


Beijos, 

Equipe BAM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário