Olá, visitante! Acomode-se, pegue seu café, nescau, suquinho ou água e vem conferir as últimas notícias do projeto Bolsa Arte Moda.
Hoje, 28 de Abril, é o Dia Mundial da Educação! É um dia muito importante para todos nós, tanto estudantes quanto professores, porque somos todos moldados pelo aprendizado e pelo conhecimento. Sabemos que é a educação que liberta e que é ela a responsável por formar uma sociedade sem desigualdades, preconceitos e violências. Assim, convidamos justamente as professoras da Equipe BAM para falar um pouco sobre este dia tão importante e também sobre a educação nas vidas de cada uma, pois são elas, as professoras (e tantos outros professores e profissionais no ensino) que são os que abraçam o ato (muitas vezes heróico) de transmitir essa educação! No nosso Instagram falamos sobre o assunto de uma forma mais resumida, mas aqui você vai acompanhar essa entrevista na íntegra!
Então, sem mais delongas, vem conhecer um pouco mais sobre as professoras que estão por trás deste projeto que tanto amamos!
Aline Basso,
"Na realidade, eu não decidi. Costumo brincar que recebi um chamado, rsrs. Sempre tive uma inclinação muito forte para as questões de ensino, desde criança. Minha brincadeira favorita era ser professora, e eu passava horas organizando as minhas aulas imaginárias. Mas eu havia decidido trilhar o caminho da criação em arte/design, cheguei inclusive a montar uma pequena confecção de acessórios em couro. Um dia me convidaram para lecionar em um curso técnico de moda e eu acabei aceitando. Eles precisavam de um professor de desenho e alguém me indicou. Fui morrendo de medo e muito insegura, mas tudo fluiu lindamente, desde a primeira aula. A partir daí não teve mais volta, encontrei meu caminho."
é instrutora de Modelagem do SENAI-CE e professora do Magistério Superior - Substituta do Curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Têm 11 anos de atuação docente nas áreas de Linguagem Visual e Modelagem do Vestuário. Amante de animais, com amor eterno aos cachorros. É praticante de Pilates há 5 anos e meio (pilateira de carteirinha hahaha). Interessada no Aprendizado de Línguas e atualmente está estudando Francês. Ama dançar e ficar com a família. Gosta de cozinhar e pesquisa sobre receitas livres de glúten e lactose.
"Muitos teóricos afirmam que a Arte está atrelada ao ser humano, ou seja, é impossível separar a Arte do indivíduo. A Arte está na nossa essência como seres pensantes e produtores da nossa realidade. Assim, a Arte reflete nossa vida, nosso estado de espírito, nossa cultura, nossa sociedade e nosso tempo. Iniciamos a nossa vida escolar estudando Arte. De repente, não é a "Arte" que pensarmos estar nos museus. Mas a Arte da descoberta, do aprendizado da Linguagem Visual. Por meio dos nossos primeiros rabiscos, descobrimos as formas e o que é coordenação motora. Como vibram nossos olhos diante das cores!!!
Mas a sociedade em geral, não valoriza muito a Arte, e em determinado momento da nossa vida, trocamos os pincéis e os desenhos pelas contas matemáticas e o aprendizado de outras ciências. Não que não sejam importantes, mas a Arte é igualmente importante. Nesse sentido, a educação artística contribui para que a vivência da Arte se perdure durante toda a formação escolar. E por que aprender Arte? Porque através dela libertamos nossa mente e nossa alma, promovendo uma comunicação direta com as pessoas e com a natureza. Acredito que é o fato de sermos capazes de apreciar e produzir Arte que nos torna seres únicos.
Resumo: a Educação Artística transforma nosso olhar e nos torna capazes de apreciar e de produzir Arte."
"Ser Professora é um desafio diário. Iniciei há exatos 11 anos através do mesmo Concurso par Professora Substituta. Ou seja, já comecei como Professora Universitária. Eu sempre tive vocação para ensinar porque na minha família há muitos professores. Os mais importantes são meu pai e minha tia. Eu os ajudava a preencher diários, elaborar e datilografar e depois digitar provas! Me sentia importante ao contribuir com eles. Também ensinava minhas irmãs. Mas eu sempre quis ser Estilista. Quando a faculdade nem existia, ainda criança eu desejava estudar Moda. Sempre foi minha única opção no então vestibular rsrs.
Tornei-me Professora pela influência direta de outra Professora maravilhosa que tive no Curso de Moda: Walkyria Guedes. Quando defendi minha monografia, ou TCC II, hoje, ela me disse essas palavras:"Você não tem perfil de Estilista, estude e volte para ser docente". Acreditei rsrs e aqui estou. Como disse, sempre tive vocação, mas achava que seria docente quando fosse bem velhinha rsrs mas comecei assim que saí da faculdade.
Ainda me questiono muito, pois ser Professora é uma grande responsabilidade. Que me traz imensa alegria, mas também consciência de que, assim como sou fruto da formação que tive, eu também sempre farei parte da vida dos meus alun@s."
Cyntia Tavares,
"A docência pra mim é um espaço de cuidado com o outro e de constante crescimento pessoal. Através dela, eu tenho a oportunidade de ensinar e também de aprender. Eu me descobri professora na adolescência, ensinando aquilo que sabia às minha colegas de escola. Era algo do qual eu gostava muito de fazer. E decidi assumir essa atividade como profissão aos 19 anos, quando comecei a dar aulas de inglês. De lá pra cá, meu amor pela docência só aumenta."
"O ensino da arte na educação auxilia no desenvolvimento da criatividade, percepção, senso crítico, integração social. “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.” Leonardo da Vinci. A arte é um meio de expressão subjetiva que nos faz refletir. “Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação.” Pablo Picasso."
E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre as orientadoras aqui do BAM? Conta pra gente! Nós, do BAM, nos sentimos extremamente honradas e felizes por poder trabalhar e aprender com mulheres tão maravilhosas! À todas as professoras, do fundo do nosso coração, o nosso mais sincero: muito obrigada!
Se tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário abaixo que responderemos o mais breve possível. Também pode nos contactar via DM no instagram e facebook, ou nos enviar um e-mail. Estamos abertos para esclarecer e ajudar.
Foi um prazer te ter aqui! Ah, e se quiser saber tudo em primeira mão, acompanhe nosso Instagram: @bolsaartemoda.
Beijos,
Equipe BAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário