terça-feira, 12 de julho de 2016

REVIEW #2 - Papel para acrílica van Gogh






Muito se engana quem olha pra estante de tintas da loja ou para o mostruário 
da loja online e acha que a parte mais difícil da jornada de compras do artista é escolher quais paletas, tipos de tinta ou quais pincéis levar... A gente se encanta tanto com a variedade de cores e formas que às vezes acaba esquecendo o enorme desafio que é ... escolher o papel.


Basta se aventurar um pouquinho em técnicas molhadas que você percebe que não dá pra viver naquele sulfite off-set, que apesar de ser ótimo pro bolso nem sempre dá conta do recado.  Determinadas técnicas, como o a aquarela e a acrílica dependem muito mais do papel usado do que das tintas para um resultado satisfatório.


A verdade é dura: não temos papel profissional disponível nas lojas de Fortaleza. Se quisermos um papel de qualidade maior, teremos que comprar pela internet, e aí, além do preço do papel, ainda vem frete, e mais valor adicionado... E acima de qualquer coisa, bate aquela ansiedade: e se o papel for ruim, e o investimento for por água à baixo? Pra te dar uma mãozinha na hora de escolher, resolvemos então falar sobre nossas experiências com um papel profissional maravilhoso: O papel van Gogh.




Esse produto fabricado pela Royal Talens, uma empresa holandesa, sob a marca van Gogh, é um espetáculo, começando pelo nome. A brand nomeada como o famoso pintor impressionista produz uma vasta linha de material artístico, de pastéis olesos e secos, aquarelas, e claro, tintas acrílicas. 


As configurações do papel são aquelas que já estamos acostumadas: 24x32, um pouco maior que um papel A4 convencional, livre de ácido, de gramatura 275 g/m³.

Apesar de parecer fininho – os papéis mais robustos que estamos acostumados a usar são sempre acima de 300 g/m³! – o desempenho dele é impressionante. A própria composição do papel o torna muito mais resistente que um papel de aquarela universitário que estamos acostumados, e certamente, ele suporta uma boa quantidade de água sem enrugar, como já testamos antes.

A textura do papel van Gogh é única, bastante parecida com a da linha Montval da Canson, mas bem menos agressiva – o que significa que ela ajuda a compor sua pintura sem interferir nela. A única coisa que deixa a desejar no papel pra acrílica da Talens é a cor. Por ser de um nicho bem específico, a brand não oferece muitas variações de cor, então, só o teremos disponível na cor creme, num tom um pouco mais claro que de outras marcas encontradas aqui no Brasil.


A técnica que usamos nesse croqui foi o empasto – usamos espátulas de pintura para criar texturas sobre o papel, e é o meio mais indicado pra esse tipo de papel – em conjunto com a acrílica da Winsor&Newton (em breve daremos nosso veredicto sobre ela também! Aguardem!)... e a combinação só podia dar sucesso! Usamos o lado não-texturizado do papel, e a sensação é de que o papel “recebe” melhor a tinta, permitindo que a manipulação com as espátulas seja mais delicada e até mais precisa.

A experiência comprova: vale a pena, pra trabalhos profissionais, investir um pouco mais num papel mais caro.  
Então fica de olho nas nossas redes sociais, que estaremos sempre mostrando materiais bacanas pra vocês!





Nenhum comentário:

Postar um comentário