quinta-feira, 10 de novembro de 2016

REVIEW #7 - Especial Mundo Copic - PT 2








Olá!

Bem-vindos à segunda parte do nosso especial Mundo Copic!
Hoje, nós estudaremos o sistema de cor da Copic, super intuitivo e prático! À principio ele assusta – que monte de número é esse? Mas depois que você pega o jeito, você irá perceber facilmente quais as qualidades da cor de marcador apenas lendo os números na tampa!

Além do mais, compreender o sistema de cores da copic é muito didático, e ajuda a abrir novas compreensões do comportamento da cor!
O sistema se divide em 3 fases: Família, Matiz, Intensidade e Nome, identificados como o código alfa-numérico na tampa. Vamos quebrar esse código?



FAMÍLIA



A letra representa a qual família o marcador pertence. Todas as famílias de cor seguem a mesma regra básica, menos a família E. A Família E representa as cores terrosas/amarronzadas. Elas são separadas em um grupo específico. Pra dar uma ajudinha no inglês, fizemos uma lista com as famílias.
Para dar uma ajudinha no inglês...

Y - Yellow (amarelo)
YG - Yellow-Green (amarelo-verde)
G - Green (verde)
BG - Blue-Green (azul-verde)
B – Blue (azul)
BV - Blue-Violet (azul-violeta)
V – Violet (violeta)
RV - Red-violet (vermelho-violeta)
R - Red (vermelho)
E - Earth (Terra)
C - Cool Gray (cinza frio)
N - Neutral Gray (cinza neutro)
T  - Toner Gray (cinza tonalizador)



As cores cromáticas são divididas de em níveis de 0 à 9;

Cores acromáticas são classificadas com base na ausência ou presença de cor.A cor 0 é o colorless blender!

 O Copic tem 46 diferentes tons de cinza, em quatro famílias, apesar de o cinza ser na verdade uma cor acromática;

Há dois tipos de fluorescente na família de cor. O pigmento e o corante. Você pode facilmente distinguir os dois tipos checando o último digito da cor; 1 é pigmento, 2 é corante.



MATIZ




As famílias são divididas em 10 níveis no grupo de matizes (0-9) o primeiro dígito no número da cor representa a saturação de cada cor. Cores mais saturadas tem números mais altos, cores mais vibrantes tendem a cair entre o 0, 1 ou 2. Os grupos de matiz de 4 à 9 recebem títulos especiais: Wine, Olive e Cobalt.
Quanto mais você se move para o centro do círculo, as cores ficam mais próximas do cinza.
Até mesmo mudando em poucos números de matiz traz uma enorme diferença na saturação. A Família E, por exemplo é um ramo menos vibrante, mas amarronzado de cores vermelho-amarelo
A família E, claro, é uma exceção.  Os grupos de matiz desta família nada tradicional são independentes um do outro, não há uma sequência especifica de saturação.







INTENSIDADE


O último dígito de qualquer cor mostra o quão brilhante ou clara aquela cor é. O valor de intensidade é dividido em 12 níveis (000, 00 e 0 à 9)
Quando o último dígito é pequeno a cor se torna mais brilhante e mais clara. Se você elevar este último dígito um pouco, a cor se torna mais escura.
A respeito das famílias Y e YG, a intensidade e a saturação são mais altas do que as outras, por isso o critério de tom é diferente. Portanto, as cores dessas famílias de cores são mais leves, embora o número de valor de intensidade seja o mesmo.






NOMES


Em adição aos nomes tradicionais das cores, várias possuem nomes novos, de acordo com a mudança do tempo. Uns nomes mega fofos, que ajudam a criar um “feeling” ao redor da cor, como o Cotton Candy ou o Aqua Mint!
Fácil né? A medida que você for testando os marcadores e vendo as diferenças entre eles na prática, você pega o jogo na hora!






Fiquem ligados para a próxima parte, onde iremos falar de nossas experiências pessoais com o Copic – as alegrias e as tristezas!


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário