terça-feira, 2 de julho de 2019

Conversas sobre Arte - Versões de Si

Qual a importância de um autorretrato? Hoje nossa conversa vai abordar essa importante ferramenta na jornada pessoal do artista: As representações de si mesmo através de sua arte.


Giz sobre Sulfite A3 por Clara Aguiar.


Muitas vezes desenhamos aquilo que não podemos expressar em palavras, ou ainda materializar ideias e sensações. Através da arte é possível experienciar representações de coisas tangíveis e intangíveis de forma poética e, atribuída de significados muitas vezes compreendidas apenas pelo artista. Muitas vezes esse processo começa ainda na infância, com desenhos que aparentemente não trazem tanta semelhança com o motivo desenhado, mas que permite que os pequenos reproduzam aquilo que está a sua volta e as pessoas com quem convive. 


Aquarela e giz pastel seco por Matheus Correia.


Mais do que se representar fielmente, a arte trás a possibilidade de se reinventar, trazer novos aspectos e características para a imagem que se tem de si. Isso pode ser observado em inúmeras obras, onde o artista se desenha como uma criatura mística que admira, ou se desenha de forma disforme para expressar momentos ruins que tem passado. Se reinventar através da arte tem uma grande importância no percurso do artista, essa ferramenta permite que ele se perceba, compreenda suas próprias formas e seus gostos. 

Caneta nanquim e marca texto por Douglas Alves.

Se representar fortalece a trajetória de um traço próprio e na composição de uma identidade, permite que o artista se coloque dentro de sua arte e use um dos mais belos e próximos referências que ele pode ter, ele mesmo! Desenhe a si mesmo e nos envie pelo instagram, estamos ansiosos para vislumbrar uma representação de você! <3 p="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário