segunda-feira, 23 de maio de 2016

IlustraDay #1 - Conheçam um pouco da nossa jornada criativa!



Olá pessoal!

Hoje estamos inaugurando um novo quadro semanal no nosso blog: o IlustraDay!O ID nasceu como um laboratório analítico de arte, um diário pessoal compartilhado: usamos esse espaço para dissecar nosso processo criativo, afim de ganhar novas perspectivas e olhares sobre nossas próprias jornadas. Nele, mostraremos um pouco da nossa jornada e do nosso trabalho como ilustradoras, compartilhando nossas poéticas e experiências com os materiais.Esperamos que vocês também se encontrem por aqui!Pra inaugurar nosso quadro, temos orgulho de apresentar, uma ilustra ma-ra-vi-lho-sa da Nicole AR’s!








"Meu processo criativo é muito instintivo; eu pego o papel o lápis e me ponho a desenhar, deixando as ideias fluírem livres. Eu comecei procurando uma imagem de referência de um rosto feminino no Pinterest e me interessei por essa foto aqui (INKA , por Eddy NewBeauty, por causa do olhar da modelo – especificamente do lado direito!"











"Eu queria desde o começo que 
alguma forma saísse dos olhos 
dela e a tomasse externamente, por causa de um rabisco que eu tinha feito mais cedo no mesmo dia. 
Acabei escolhendo as penas de 
pavão pelo ritmo que elas criam e 
pelo paralelo simbólico-mitológico
criado com olhos. Deixei o olho 
branco para passar a ideia de
 que esse olhar estava se expandindo 
através das penas e cercando-a.









"A primeira dificuldade que tive foi que, por ter usado um papel sulfite de gramatura baixa e nada de textura, o grafite não se fixava bem, então tive de passar direto de uma lapiseira 2B para um lápis 6B, pra que a mina deslizasse melhor e criar um contraste mais alto. Quanto ao sombreamento, escolhi as hachuras tanto como uma opção diferente do esfumado padrão quanto por ser uma técnica mais rápida... e claro, esfumar no papel sulfite é uma missão quase impossível!"







"Eu sou acostumada a fazer desenhos coloridos, então senti falta de um ponto cor. Para complementar, desenhei um rosário circular com a caneta em gel dourada CIS cello Gelyx 1.0, enfatizando a misticidade ao redor dessa figura feminina.











 Olha só o resultado final: 


"Acho que meu maior arrependimento foi ter feito essa ilustra em papel sulfite. Eu me empolguei com o processo e não passei o rascunho para um papel de gramatura mais alta, que teria dado um resultado mais satisfatório."



Gostaram? Próxima semana tem mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário