segunda-feira, 4 de julho de 2016

REVIEW #1 - Waterbrush Sakura Koi!






Olá, artistas!

Estamos abrindo um novo espaço no blog, pra conversar sobre aquilo que interessa a todos nós, amadores ou profissionais: Materiais.
Apesar de todo investimento valer a pena, a gente sabe que material de desenho nem sempre é barato. E no mais das vezes, preço e qualidade estão de fato ligados! Então, quem nunca teve aquela dúvida ‘mas e se eu gastar um dinheirão com aquele material e o desempenho dele não for tão bom?’ que pode acabar te impedindo de experimentar uma técnica nova!
Então nos propomos a fazer isso por vocês! Vamos compartilhar nossas experiências com materiais de diferentes marcas e dando dicas!

Nossa nova aventura começa com um instrumento chave na técnica de aquarela: O pincel com reservatório Sakura Koi!


Pequeno, funcional e muito prático!



O pincel com reservatório (waterbrush, em inglês) foi criado na cidade de Tóquio, no Japão, em meados de 1900, por Chihiro Tanaka, e desde então, ganhou o mundo por sua praticidade – adeus andar por aí carregando uma garrafinha para aquarelar! Acabaram-se os acidentes com os copos de água!
De fato, a maior vantagem do pincel com reservatório é eliminar esse restritivo de ter que carregar água na bolsa. Você põe seu pincelzinho num estojo, sai com seu conjuntinho de aquarela, um sketchbook e acredite: faz milagres!

espessuras diferentes e pontinhas afiadas <3
Existem no mercado inúmeras marcas que produzem pincéis com reservatório, com tamanhos, formatos, cerdas de materiais diferentes. O nosso waterbrush é da marca Sakura Colors, uma empresa japonesa, e considerado pela grande massa como o mais portátil de todos, com apenas 13 centimetros de comprimento total. O pincel com reservatório deles vem em três tamanhos, sendo a única diferença entre eles a espessura das cerdas. A menor, tem 3 mm de espessura, e o maior, 5. O nosso, de tamanho médio tem 4mm, e é super versátil  - conseguimos tanto cobrir áreas médias quanto fazer alguns detalhes com ele, por causa da pontinha sempre afiada! Aliás, as cerdas do Koi são sempre sintéticas, e isso é um ponto positivo: waterbrush com cerdas mistas geralmente se desgastam mais rapidamente. Outra característica marcante do pincel da Sakura é que determinados tons de roxo, verde ou azul, mancham as cerdas permanentemente, e apesar de isso não influir na pintura, seu pincel fica com carinha de desgastado bem mais rápido do que de outras marcas.



As maiores dificuldades de quem usa o pincel pela primeira vez é justamente controlar o fluxo da água que sai, quando se tenta fazer uma aquarela menos aguada. Mas é tudo uma questão de prática! Você pode até estranhar no início não precisar ficar molhando o pincel, mas uma vez que você se acostuma com a mecânica, é até difícil de voltar para o pincel comum!




Diferenças de pincelada entre um waterbrush e um pincel comum

A característica mais bacana desse instrumento é manter a gradação de áreas médias e pequenas muito mais homogênea, por manter o fluxo constante de umidade. Ele te permite ir da cor mais escura para a mais aguada e clara com uma gradação muito natural. Basta começar a pincelada a partir de onde você quer a cor mais saturada e trabalhar em direção a área que você deseja mais transparente.  Claro que esse traço tem suas desvantagens; preencher grandes áreas pode ser um desafio por que o fluxo constante de água vai mudar a quantidade de pigmento na hora inapropriada e criar quebras na gradação. Pintar um céu grande, por exemplo, pode ser desafiador. Por isso, por mais que o waterbrush seja uma maravilha da invenção humana, não largue mão do seu pincel comum! O waterbrush é mais adequado para pinturas de tamanho até A4, ou detalhes de A3.



Além disso, o uso dele é bem versátil. Ao invés de água, por exemplo, você pode encher o reservatório com tinta – das solúveis em água, como nanquim e aquarela, e usá-lo como um pincel/caneta. Mas cuidado! Uma vez que você faça isso, não dá mais pra usá-lo com água, uma vez que a tinta infiltra nas cerdas de uma vez por todas! Você pode brincar com ele, usá-lo como um marcador, pegando a tinta diretamente da pastilha, bisnaga ou mesmo do lápis de cor!



Um vídeo publicado por Projeto Bolsa Arte Moda UFC (@bolsaartemoda) em







Gostaram? Compartilhe com a gente suas experiências com o seu waterbrush!

Até nosso próximo encontro!


Um comentário:

  1. Adorei esses reviews que vocês estão fazendo!! São muito úteis :D

    facebook.com/MarinaOliveira.Art/

    ResponderExcluir