sexta-feira, 12 de agosto de 2016

REVIEW #4 - Sakura x Pentel



Olá!

Dando seguimento no nesse clima lindo de aquarela (hoje aconteceu o último dia do nosso Minicurso de Férias!) não poderia ser outro!

Vamos comparar duas das marcas de aquarela estudantil mais utilizadas aqui no Brasil: A Sakura e a Pentel.

Primeiramente as informações técnicas:





estojo de 12 cores da Pentel


A Pentel é uma empresa japonesa, subsidiada na Califórnia, EUA, com tradição de 70 anos em material de escritório e alguns 
suprimentos de arte (pastéis oleosos, produtos para aquarela) e é largamente distribuída no mercado brasileiro.Você acha ela em lojas de arte e na internet com facilidade. Ponto pra Pentel!

 Nós possuímos o set deles de 12 cores, sendo 11 transparentes e 1 opaca (branca), mas eles também possuem um set com 15 cores, que contam 2 cores metálicas e a adição de roxo na paleta, similar à que iremos analisar da marca concorrente. A única diferença é que a cor adicionada pela Pentel é a cor roxa.







A Sakura também é uma empresa japonesa subsidiada na Califórnia (concorrentes acirrados!) e produz, além de material de escritório, uma linha mais vasta e profissional de desenho e arte, principalmente dedicada a técnicas aguadas. Dentre elas, está a brand Koi, que produz o waterbrush que a gente fez o review há um tempo atrás, lembra? Não viu? Dá uma olhada aqui! Uma pena que nem todos os produtos da linha artística sejam distribuídos aqui no Brasil!

Conjunto de 15 cores da Sakura
Nós testamos o set de 15 cores da Sakura, q ela adicionou a cor Light Orange número 7 e duas cores “metálicas”: o dourado e o prateado. Outro ponto positivo pra Sakura é que todas as cores são numeradas, e seguem o mesmo padrão de pigmentação, sejam elas vendidas em bisnaga ou pastilha. Dessa forma, fica mais fácil de catalogar e entender o círculo cromático!

As cores metálicas são bem úteis quando se quer dar um brilho especial no desenho. O efeito é uma camada mais ou menos equilibrada e transparente de brilho bem sutil, quase opalescente, como um glitter ultra fino. Não é exatamente metálico, é quase um gloss effect. A cor dourada tem um brilho de amarelo mais aberto, enquanto prateado é quase branco.









Agora, a hora da verdade: O embate de desempenho! A principal diferença entre as duas aquarelas é que a composição da Sakura tem um pigmento mais fino. Ela dissolve com mais facilidade, mas também se desgasta com mais facilidade se exposta à luz do sol. Dentre os tons separadamente, descobrimos algumas poucas disparidades:

O azul cobalto da Pentel é mais transparente, enquanto o Azul da Prússia é bem mais pigmentado e mais frio que a cor similar da Sakura.
Já com a cor Viridian, é o inverso: na Sakura, ela é mais fria e mais pigmentada que na concorrente.
O vermelho da Sakura é mais amagentado que da Pentel.
O Yellow Green da Sakura é um pouco mais amarelado que o da Pentel.
O amarelo ocre é da Pentel é muito mais denso e opaco que o da Sakura.
O Preto da Sakura, assim como o azul da Prússia, vai no caminho inverso de todas as outras tintas da marca: é de difícil solubilidade, com o pigmento mais instável, e por isso produz uma veladura que aparenta ser mais “esfarelada”.
Noves fora essas pequenas diferenças de tom e de composição, o desempenho das duas é extremamente similar. E uma curiosidade: As tintas da Sakura tem um odor levemente metálico. As aquarelas da Pentel também tinham esse odor quando era distribuídas na embalagem de metal, mas os lotes mais recentes não tem mais essa característica!

Resumindo: As duas são boas! E se a Sakura saiu ganhando pela variedade de cores, por outro lado a Pentel ganhou por ser mais acessível!

E aí, qual das duas vocês levariam?

Até a próxima, e fiquem ligados na nossa programação de oficinas!! Tem muito agito pra esse segundo semestre!







Um comentário:

  1. Eu acabei comprando a da Sakura como minha primeira aquarela anos atrás porque era a disponível na loja. Gosto dela, supri as necessidades básicas de estudante e para treinos em viagens. Mas dá pra perceber a diferença delas para marcas como W&N :)

    ResponderExcluir